Além de ser um canal de comunicação, a imprensa é uma ferramenta imprescindível para o fortalecimento da imagem de uma empresa/instituição/órgão/entidade/associação e disseminação de informações.

Neste caso, os veículos de comunicação são aliados para o planejamento de marketing e negócios da empresa. Assim, o trabalho de Assessoria de Imprensa/Comunicação tem o dever de representar a voz da associação, sendo ela a responsável em cuidar dos contatos externos com a imprensa.

Assessoria de imprensa e comunicação tem relação com cobertura editorial (reportagens, notas em colunas, cobertura de eventos, criação de material de divulgação em mídias (jornal, rádio, tv, e mídias sociais, como facebook, twitter, youtube), entre outras. A atividade é consolidada quando o relacionamento entre jornalistas/agência e a empresa/organização é construído de forma contínua, ágil, atualizada e transparente.

Além de divulgar notícias, eventos, produtos e serviços, a Assessoria de Imprensa/Comunicação tem como fundamento fortalecer a marca e a imagem da associação junto às mídias, facilitando o fluxo de informações entre a organização e os diferentes públicos, fazendo com que aumente a credibilidade na sociedade. Quando uma empresa, produto ou serviço é citado em matérias, colunas, dicas ou textos direcionados, a notícia tem um impacto de alta credibilidade.