Bullet Journal, uma ferramenta diferente na organização do seu dia

As agendas comuns não são totalmente aproveitadas? O planner não é o mais eficaz? Anotar no celular pode ser um risco? Então, vem com a gente, conhecer o Bullet Journal!

Uma ferramenta útil, o bullet journal tem se mostrado um ótimo recurso para ajudar na organização, seja em cunho pessoal ou profissional. O método foi criado por um designer americano chamado Ryder Carrol, que busca “rastrear o passado, organizar o presente e se preparar para o futuro”, lema do próprio criador.
Este método análogo de organização tem como função reunir em um só lugar todos os aspectos do dia-a-dia: os lembretes utilizados com os post-its, os planos de uma próxima viagem, as tarefas diárias e os compromissos futuros.
Além de toda a sua organização do dia estar ali, nele você tem a liberdade de relaxar, desenhando, treinando a caligrafia e explorando a sua criatividade!

Bullet Journal — Entenda

#1 O que é esse tal de bullet journal?
O BuJo (apelido dos íntimos) é um sistema de organização. Ele é tipo uma agenda para pessoas que não conseguem ou não gostam de usar agendas normais. É extremamente flexível, como se fosse uma mistura de agenda (porque você anota seus afazeres diários, metas mensais e outras coisas) com diário/caderno de anotações comum.
Bullet é a palavra inglesa para aqueles símbolos que a gente põe antes das tarefas que precisa executar. Journal é a palavra inglesa para diário/caderno de anotações.
Além de ser um métodos com múltiplas funções, pode ainda ser direcionado de acordo com suas necessidades: conter apenas tópicos a serem estudados, rotina de limpeza de casa ou prazos e projetos do trabalho. Diante de tal versatilidade, esta ferramenta vem ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo afora e virando queridinho em termos de ajudar os desorganizados.

2# Como montar seu bullet journal
Para iniciar a utilizar este método é necessário um caderno. Os mais utilizados são os quadriculados ou pontilhados e os moleskines, cadernos de anotações em capa dura. Nós da Criative-se fazemos o seu caderno, do jeitinho que você quiser, com a estampa que preferir, no tamanho e com o miolo que desejar!

3# Como ele funciona:
1.Tudo que você precisa é de um caderno (literalmente QUALQUER caderno que você tenha serve) e uma caneta. Já tá com eles em mãos? Então hora de fazer o seu bullet! Sim, você faz e adapta o sistema conforme sua necessidade, essa é a mágica.

2.Um bujo possui 5 “seções” base: um índice, um key/legenda, um log do futuro, um log mensal, e os logs diários.

Dica amiga: eu percebi que quase não olho o índice enquanto uso o bujo, então separei só uma folha para ele e vou preencher quando o caderno acabar, pra ter catalogado pro futuro.

E assim você vai fazendo até acabar o caderno. “Mas eu posso mesmo misturar tudo assim???” Pode. É por isso que é diferente de uma agenda. O intuito do bullet journal é que você concentre todas as suas anotações, compromissos e devaneios em um só lugar de uma maneira mais ordenada, mas sem te prender muito à forma. É genial, como todas as coisas simples.

O bullet journal é divertido. Tentar fazer os desenhos, enfeites e caligrafias mantém tudo bem dinâmico e tal, mas o importante mesmo é manter a frequência. Use-o como seu caderninho de anotações principal pra criar o hábito de tê-lo sempre ali. Lembre-se de que ele é uma “zona livre de julgamentos”, onde você tem toda a liberdade. E toda noite, ou de manhã, quando começar seu dia, construa o daily log daquela data. Se migrar muito uma tarefa, tente entender o porquê. Ou cancele de vez. Vá devagar, respeite seu próprio tempo. E deixe o journal ser seu amigo.

No final, você tem um arquivo para recordação, para daqui há alguns anos, você reler!
Tá esperando o quê pra iniciar? Não precisa esperar virar o mês, comprar caderno novo, nada disso! A melhor hora de começar é agora! Se ajudar: diga pra si mesmo que está apenas “treinando” o sistema em um caderno velho e que no mês seguinte você muda pra um caderno bonitinho. Sério, foi assim que eu me convenci a começar.

Fontes: https://www.dicasdemulher.com.br e https://medium.com/umblernews